segunda-feira, 23 de julho de 2012

University of Cape Town - UCT - Uma das mais renomadas universidades da África


   Eu tive uma grande experiência quando conheci pessoas de diversos países do continente africano e também de outros continentes que faziam faculdade na UCT, tive a oportunidade de conversar com pessoas maravilhosas que abriram mão de estudar em universidades renomadas dos EUA ou Europa para tirarem um diploma em universidade africana.  No bairro em que morei na Africa do Sul, o Observatry, existe muitas residências estudantis onde moram alunos de lugares como Detroit, Los Angeles, Nova York, Holanda, Inglaterra, Japão, Suiça, Alemanha dentre outros. A universidade possui curso de direito, medicina, engenharia etc e inúmeros núcleos de pesquisa.
Primeira Dama estadunidense
Michele Obama em evento na universidade

    A Universidade de Cape Town foi fundada em 1829 primeiramente como o Colégio Sul-Africano, uma escola para meninos. O Colégio cresceu muito após 1880, quando a descoberta de ouro e diamantes no norte do país e a consequente demanda por habilidades em mineração deu o impulso financeiro que o colégio necessitava. Foi graças ao aumento financeiro de fontes do governo, que o colégio desenvolveu-se até virar uma universidade, durante os anos de 1880 a 1900.
.
Campus da UCT
Renata Domingues Lima
     Até então era proibido o ingresso de mulheres e negros na Universidade, mas foi em 1886 que o Professor de Química Paul Daniel Hahn convenceu o Conselho a admitir quatro mulheres em sua aula de química em uma base experimental. Devido ao excepcional padrão de trabalho realizado  pelas  estudantes, o Colégio decidiu admitir estudantes mulheres permanentemente em honra ao Jubileo de Diamante da rainha Vitória em 1887.


Vista da entrada principal da universidade

    A universidade admitiu o primeiro grupo de alunos negros na década de 1920, a quantidade deles continuou baixa até os anos 1980 e 90, quando a instituição após perceber os sinais de mudança no país, comprometeu-se a um processo de transformação interna. A partir dos anos 1980 aos anos 1990, o número de estudantes negros admitidos na universidade aumentou em 35 por cento. Em 2004, quase metade dos 20 000 estudantes eram negros e quase metade do corpo discente era do sexo feminino. 
 Para mais informações visitem o site:  www.uct.ac.za

Para o ingreso na universidade é necessário ter fluência no idioma inglês.
Imagens da Cidade do Cabo:

Table Mountain - Cape Town (Cidade do Cabo)



   
Cape Town ( Cidade do Cabo)

Cape Town a noite ( Cidade do Cabo)