segunda-feira, 3 de março de 2014

Turismo baixo no Brasil: Preços altos ou medo da violência?

     O número de turistas no Brasil apesar de ter tido um aumento em 2012, ainda é muito baixo em comparação a outros países ao redor do mundo. Em 2012 o Brasil recebeu apenas 5.4 milhões de turistas estrangeiros, enquanto que a França recebeu mais de 80 milhões, a argentina recebeu mais turistas que nós, totalizando 5.66 milhões e a África do Sul recebeu 8.34 milhões de pessoas.

    O Brasil, um país com extensa costa litorânea, cidades e praias que além de belíssimas são muito famosas, certamente não era para ter esse baixo número de turistas estrangeiros.
Número de turistas  em 2012  na África e
América do Sul:

 África:
Marrocos:           10.34 milhões
África do Sul:      8.34 milhões
Tunísia:                4.78 milhões
Zimbábue:          2.4 milhões
 Américas:
Estados Unidos:     62.33 milhões
    México:            23.40 milhões
    Canadá:            15.98 milhões
  Argentina:         5.66 milhões
  Brasil:               5.43 milhões
       O brasileiro em sua grande maioria não sabe que o turismo internacional aqui é muito baixo, e pensa que o Brasil faz muito sucesso como destino turístico. Certamente isso se deve porque algumas emissoras de televisão focam bastante na vinda de algumas celebridades nas grandes festas nacionais, porém são poucas delas que retornam para férias quando não são contratadas por grandes empresas ou recebem qualquer tipo de patrocínio para virem.
   
    Constantemente vemos alguns artistas por aqui, mas os países que recebem a maioria dos artistas internacionais aqui nas Américas são Republica Dominicana, México e Caribe, estes são os destinos preferidos deles. Fiz referência à artistas internacionais porque as emissoras sempre os mostram passeando aqui, exibem as coletivas de imprensa para divulgação de seus trabalhos, mas distorcem um pouco da verdade ao mostrá-los em pontos turísticos, sim, eles vão, mas é porque já estavam aqui para vender seus filmes, shows e produtos.

      Um dos motivos evidentemente é a fama da violência e os altos preços. Já publiquei aqui matéria relatando acerca do medo que milhares africanos têm do Brasil, convivi e fiz muita amizade com pessoas foragidas de carnificinas, genocídios e demais conflitos, cidadãos de bem e trabalhadores, mas que viram o caos e terror de perto, muitos que até cresceram no meio de guerra civil também tem medo da violência daqui, isso, como já contei, foi um grande choque para mim quando constatei, mas compreendi perfeitamente o medo deles porque eles conhecem conflitos por disputas de territórios, conflitos étnicos dentre outros, porém, arrastão, invasão de morros, sequestro relâmpago, são crimes pouco conhecidos para eles, alguém ser morto simplesmente por levar um susto durante um assalto no trânsito é para eles algo estarrecedor, eles não tem grande contato com esse tipo de brutalidade. Outra razão para medo deles, e que foi praticamente unânime entre todas as pessoas que eu conversava, são os filmes que ficaram famosos no exterior e que focaram na violência, aquela visão de violência marcou para eles, quase 90% das pessoa me perguntavam sobre o nosso estilo de vida aqui e a violência, mas todas as perguntas eu percebia que eram baseadas nas cenas dos filmes, alguns chevaram a me perguntar se era mesmo aceitável e divertido para nós assistir aquelas situações que eles viram nos filmes.

      Recente estudo comprovou que os países mais violentos do mundo são os com maiores desigualdades sociais e não necessariamente os mais pobres. Baseado nisso poderíamos concluir que o número de turistas na África do Sul, país este com grandes desigualdades sociais assim como o Brasil, também seria baixo como o nosso, mas não, foi bem mais alto, e isso no meu entendimento se deveu porque os impostos lá são baixos, fazendo com que o valor das diárias em hotéis, passagens aéreas fiquem a preços bastante acessíveis. Logo, entendo eu que o brasil poderia reverter o cenário e atrair mais turistas os preços das passagens aéreas e hospedagens fossem mais baratos, e, quem sabe assim a fama de país violênto não pesaria tanto na hora de cogitar o Brasil como destino turístico.

Um comentário:

  1. Eu acredito que o motivo real, seja a violência. O Brasil precisa desenvolver um projeto de proteção ao turista.

    Marcos Almeida

    ResponderExcluir

Deixem seu comentário !!