domingo, 1 de dezembro de 2013

A industrialização e o desenvolvimento da África

   De acordo com as autoridades presentes na reunião anual conjunta da Conferência de Ministros da Economia e Finanças da União Africana, a industrialização deve ter um papel central no desenvolvimento econômico da África.

  O chefe da Comissão da União Africana, Nkosazana Clarice Dlamini-Zuma, referiu que a industrialização não é um luxo para África, mas sim uma necessidade pela sua sobrevivência a longo prazo. O secretário-executivo da United Nations Economic Commission for Afric (UNECA), Carlos Lopes, disse "a África deve controlar a narrativa do desenvolvimento da região".

    Os ministros africanos da Economia e Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico aprovam a sua adesão ao Projeto África 2063, destinado a fazer do continente um pólo de emergência mundial nos próximos 50 anos, segundo uma declaração publicada no termo da sua reunião sobre o tema da "Industrialização ao Serviço da Emergência de África".

   Os ministros saúdam o Projeto África 2063 e encorajam a Comissão da União Africana, a Comissão Econômica da ONU para África e o Banco Africano de Desenvolvimento a continuarem a trabalhar na iniciativa para que África possa realizar o sonho de se tornar um continente integrado, competitivo, próspero e pacífico, que representa uma força dinâmica no seio da economia mundial. Neste sentido, eles engajam-se a desdobrar os esforços necessários para consolidar o lugar da África enquanto novo pólo de crescimento mundial e mercado emergente nos próximos 50 anos.