domingo, 18 de março de 2012

Escassez de água poderá gerar sérios conglitos entre nações futuramente

Se não agirmos agora, um dia um simples
copo de água valerá mais que ouro
    A falta de água poderá gerar guerras e grandes conflitos em todo o mundo futuramente, afirmaram especialistas que participam do Fórum Mundial da Água, em Marselha. A previsão é que ainda este ano 2,3 bilhões de pessoas, mais de 40% da população mundial não terão acesso à água se medidas não forem tomadas. A água parece ser constante sua disponibilização atualmente, porém a crescente demanda por consequência do aumento da população e da produção agrícola cria um cenário de incertezas e conflito. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico afirma que a demanda mundial de água aumentará 55% até 2050.
                     
"O aumento da demanda torna a situação mais complicada. As dificuldades hoje são mais visíveis e há mais conflitos regionais", afirma Gérard Payen, .
 Gérad Payen, consultor do secretário-geral da ONU e presidente da Aquafed, federação internacional dos operadores privados de água diz que os conflitos normalmente ocorrem dentro de um mesmo país, já que a população tem necessidades diferentes em relação à utilização da água (para a agricultura ou o consumo, por exemplo) e isso gera disputas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seu comentário !!