terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dia 28/08 - Dia Nacional do Voluntario - Renata Domingues / Africa


    Hoje é o dia daquelas pessoas que param um tempinho da suas vidas em prol de outros, daqueles que com o coração cheio de amor cuidam de pessoas, animais e do planeta, no ideal de um mundo melhor, de um lugar menos injusto para os desfavorecidos.

Voluntariado na África do Sul
Renata Domingues
       







Hoje contarei minha história em trabalhos sociais

 Comecei a fazer trabalho voluntário aos 6 anos de idade no asilo do Jaçanã, ia uma vez por semana com minha mãe e uma vizinha amiga dela, montavamos kits com produtos de higiene e presentinhos embrulhados em caixinhas de presente, eu passava as tardes fazendo companhia para centenas de vovôs e vovós abandonados por suas famílias, eu amava fazer aquilo, eles me tratavam como uma netinha, eu ouvia histórias das mais variadas e aprendia muito. Alguns anos depois, eu ainda estava cursando o ginásio quando também com minha mãe comecei a voluntariar na Casa André Luiz em Guarulhos, é uma instituição filantropica que ampara mais de1600 pacientes com debilidades mentais e fisicas, eu ia duas vezes por semana a tarde, na terça trabalhava no almoxarifado cuidando das roupas e na quinta eu ficava com as assistidas, pois é separado em ala das mulheres e dos homens, 600 são residentes permanentes, tem acompanhamento de psicologico, nutricionistas, fazem cursos, hidroginástica etc. Nas quintas eu ficava na função de junto com as pagens ajudar a dar comida, que para muitas tinha que ser direto na boca, e também levava para passear nos imensos jardins, aquilo sim era muito divertido, chegava a correr com elas nos carrinhos, ajudava a trocar de roupa, pentear cabelo..


Asilo do Jaçana
    Um tempo depois quando eu já estava cursando o colegial montei meu primeiro projeto, cadastrei mais de 40 familias de uma favela da zona norte de SP, fiz fichas cadastrais de
 cada membro da família, e com a ajuda da lider comunitária da comunidade, a Cleunice, ouvi as necessidades de cada um. Com a participação de amigos de uma instituição religiosa que eu frequentava no bairro do Jabaquara e da minha mãe, arrecadavamos cestas básicas e tudo o que era necessário como remédios, fraldas, roupas, alimento especial para as crianças que estavam desnutridas e faziamos a doação uma vez por mês.

  Alguns anos se passaram e como eu trabalhava e estudava junto, não tinha como voluntariar, o que fiz foi continuar com projetos mas meio que a distância, orfanatos, tribos e outras instituições.

Casa André Luiz - Aula de dança
  Sempre fui apaixonada por um lugar: A África. Desde que nasci tinha uma espécie de saudade, inexplicável e surreal claro pois nunca havia estado lá. Ainda pequena quando olhava as fotos em livros e jornais sentia uma dor muito forte e uma ligação, nada daquilo me parecia estranho, nenhuma foto forte me assuava pois sabia que não era bem aquilo que mostravam. Cresci com este sentimento. Foi quando no final da minha graduação em Direito aqui em SP, naõ consegui mais esperar e resolvi ir para lá, mas o meu desejo não era ir como uma turista e sim estudar lá, tirar um diploma. Contei para minha mãe o que pretendia fazer e onde queria ir e ela no ato me deu todo apoio e não parou de incentivar.

   Dois meses depois eu estava de malas prontas, passagens compradas, vacinas tomadas, escola e residencia pagas e na maior espectativa e emoção da minha vida para ir morar na Cidade do cabo na África do Sul. Fui.. sem celular ou computador pois não queria nada disso, queria vivenciar a cultura e viver simplesmente como Deus nos criou. Depois de terminar a escola comecei a voluntariar como professora de alfabetização na ONG The Shine Centre dentro da escola pública Prestwich Street Primary School no bairro do GreenPoint. Eu tinha alunos de diversas tribos como Xhosas e Zulus e de outros países como Zimbábue, Malaui, Etiópia. Aquele trabalho foi a maior alegria da minha vida, o sorriso deles ao acertar cada palavra, o carinho deles, são sentimentos indescritiveis.

Eu com meus alunos - África do Sul
Renata Domingues Lima
   Embaixo de rios de lágrimas voltei ao Brasil, retornei somente para terminar a faculdade e então retornaria ao continete africano, para Kigali em Ruanda, mas cá estou em SP trabalhando na minha área de formação e com o coração mais apertado do que nunca. Continuo com projetos mas sem voluntariar diretamente com eles, um orfanato aqui em SP, um no Rio em Jacarepagua, três instituiçãos na África - África do Sul / Sudão do Sul e Somália, todos com crianças e uma tribo Karajá em Aruanã/ Goiás. 

   Esta é minha historinha de vida, faço estes trabalhos pois não consigo viver em um planeta onde pessoas morrem secas por não ter um único grão para comer, isto é muito grave... não possuem educação adequada nas redes públicas de ensino e muitas são abandonadas por seus familiares. Não consigo ficar aqui assistindo e esperando os governantes agirem.

  Obrigada pelo apoio, carinho e amor de todos!!!

http://www.andreluiz.org.br  - Guarulhos / SP.
www.gua-africa.org   - Sudão do Sul / ONG resgate crianças escravas soldado
banadirhospital.com -  Somália / Hospital pediátrico
www.theshinecentre.org.za - África do Sul / ONG alfabetização
www.casatiamarly.org.br - Orfanato SP
www.orfanatosantaritadecassia.com.br - Orfanato / RJ