quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Africa do Sul possui 10 vencedores do Premio Nobel - Conheçam cada um:

3 para Medicina
  2 para Literatura
4 para Paz  
1 para Quimica


Cape Town (Cidade do Cabo)
     A África do Sul é um país encantador e que cada vez mais se destaca no cenário mundial, uma nação rica em diversidade cultural que contribui para o avanço em diversas áreas como saúde, cultura e paz. É o país em que ocorreu o primeiro transplante de coração do mundo, cirurgia realizada pelo médico sul-africano Cristhiaan Barnard. O país continua a se reestruturar após décadas sofrendo com o Apartheid, possuindo muito a oferecer ao mundo e principalmente ao continente africano.


Johannesburg (Jonesburgo)
                                                             
   É considerado o país que mais tem protestos populares no mundo inteiro, possuindo uma população guerreira que não aceita medidas autoritárias. 



Lista dos 10 vencedores do Nobel:


   Nelson Mandela, carinhosamente chamado de Madiba, ganhou Nobel da Paz por sua luta sem derramamento de sangue, um homem ilumidado que por lutar por justiça e querer libertar seu povo, derrubando o Apartheid, foi injustamente preso por 27 anos, quando foi libertado, ao contrário do que os ingleses temiam, ele aceitou o pedido de perdão da rainha da Inglaterra.



    Frederik Willem de Klerk, foi o ultimo presidente branco no país, ganhou Nobel da Paz por ter papel determinante no fim do Apartheid.

 
 
     Desmond Mpilo Tutu, é um arcebispo da Igreja Anglicana, ganhou o Nobel da Paz por sua luta contra o fim do Apartheid. Ele foi o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo na Cidade do Cabo.


   Albert John Mvumbi  Luthuli, nasceu na Rodésia do Sul, atual Zimbábue, ganhou o Nobel da Paz quando era presidente do ANC. Foi lider religioso, professor e lutou para combater o Apartheid.  o regime sul-africano


   Allan Cormack, biólogo ganhou o Nobel da Medicina pelo desenvolvimento da tomografia assistida por computador.

 


     Max Theiler, médico microobiologista, ganhou o Nobel de Medicina por por suas descobertas sobre a febre amarela e vacinas para combate-las.
 


    Sydney Brenner, biologista ganhou o Nobel da Medicina por suas descobertas sobre a regulação genética do desenvolvimento dos órgãos e morte celular programada.


    Nadine Gordimer, autora de mais de 30 livros, recebeu Nobel da Literatura por seus livros que são de benefícios para a humanidade, em maioria crônicas sobre a deterioração social que afetou a Àfrica do Sul durante Apartheid.




    John Maxwell Coetzee, o autor ganhou o Nobel de Literatura por sua carreira literária no campo da ficção que começou em  1969. John foi o primeiro a receber o prêmio Booker Prize por duas vezes.


        Aaron Klug, natural da Lituânia, ganhou o Nobel da Quimica na Africa do Sul onde foi morar aos dois anos de idade e formou-se em Ciencias. Ganhou o prêmio pelo desenvolvimento da microscopia eletrônica cristalográfica e a elucidação estrutural de importantes complexos ácido-proteino-nucleicos.



Eu com meus alunos na escola Prestwich Street Primary School - Cidade do Cabo
Renata Domingues Lima